segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prémio "Best Blog"


Para grande surpresa de quem escreve, foi este blogue distinguido com o Prémio "Best Blog"! Ouvem-se ecos da infância, dos jogos "passa a outro e não ao mesmo" (que agora degeneraram em "correntes"); regressemos, então, ao tempo antigo e, ao som dos risos infantis, continuemos a brincadeira, passando a outro a alegria recebida, sem esquecer as três regras, mas com uns desviozinhos.


Regra nº 1
Revelar quem me atribuiu o Prémio


O Prémio foi atribuído pela Autora do blogue Um jeito manso. É autora de quatro blogues: Um jeito manso, Ginjal e Lisboa, a love affair, Street Photo & Co. e Historinhas da Tá. Como se pode ver, desde logo pelo número, é uma mulher multifacetada e cheia de energia; é um prazer enorme ler o que escreve, pela inteligência, pela sensibilidade, pela viveza e pela "boa onda"! Por outro lado, é a leitora mais expressiva deste "A Matéria dos Livros" e constituiu um encontro inesperado na blogosfera, muito gratificante. Muito obrigada, pelo prémio, pelas leituras, pelo que oferece!


Regra nº 2
Compartilhar sete factos pessoais


Aqui a dificuldade!  Quem sou eu? - a pergunta mais custosa desde os tempos antigos. O que escolher? Como escolher? Como apresentar? Qual o melhor espelho e qual a pose certa?
Experimentar:
- Sapatos? Também, apesar de não se equilibrar nos de salto alto; não pode ser.
- Sentido de orientação? É-lhe igualmente estranho: perdeu-se entre o Rossio e a Praça da Figueira, quando foi estudar para "Lisboa, a bela"; perdeu-se ainda em Campo de Ourique, quando iniciou a sua actividade profissional; vive com medo de se perder, pois não percebe de mapas nem tem GPS... 

Para responder ao desafio com confiança, decidiu consultar o oráculo e a Sibila, no seu habitat natural, na distante Grécia (a imagem que lhe devolve aqui ao lado é bonita...):

Oráculo de Delfos

Eis os factos encontrados:

- Inspirada nos melhores modelos, procura a pose certa para:

1- Vasculhar os saldos, em busca das melhores peças;
2- Cair, aqui tanto aprende com o poema, como com a vida, florescente;
3- Fazer as compras do lar e assim;
4- Parecer uma dama gentil, que permite que outros a auxiliem, que sejam bons;
5- Descansar enquanto aguarda transporte, público;
6- Estar em lugares de convívio; na verdade, dá-lhe grande prazer conversar à mesa, de um restaurante, de uma esplana, de "um café devasso".
7- Enfim, o que lhe ocupa a maior parte do tempo é a leitura, a literatura, a poesia, ofício e vício; prazer antigo, pois já antes de saber ler gostava de ouvir as histórias, rimas e lengalengas que as mulheres da família lhe contavam, com destaque para a Mãe e a Avó. Queridas!

Considerando aquelas orientações para escrita de blogues (a importância da imagem e afins, etc.), ficam os factos ilustrados e desenvolvidos no vídeo e na fotografia abaixo:





(O toque pessoal...)


Regra nº 3
Atribuir o Prémio "Best Blog" a outros Autores


Aqui, o maior desvio à regra, por dois motivos: não conhece assim tantos blogues, ou bloggers, a quem passar a brincadeira; não levem a mal, não leve a mal, Margarida, mas o monocromático rosa cansa-a um bocadinho, gosta de cores, é um facto. Assim, escolheu três blogues muito interessantes e muito diferentes; os Autores, queridos amigos, uns, outros que o poderiam ser, estimados todos. (Pretende fazer-lhes uma pequena homenagem, se não acharem graça, que lhe perdoem!)

Ei-los, por ordem alfabética:




6 comentários:

  1. Leitora,

    Que post fantástico, mesmo boa onda, li-o toda com um sorriso (até pelas simpáticas palavras que me dirige e que espero poder merecê-las, mas que me deixaram quase babada).

    Que ironia, que graça, que imaginativo e o vídeo e a fotografia que bem que se encaixam neste contexto.

    Parabéns, Leitora! O prémio que recebeu foi mesmo merecido!

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai! Tantos elogios, vou ficar vaidosa...
    (Pecado, ups!)

    ResponderEliminar
  3. :)
    Engraçado como estas coisinhas acabam por ter efeitos benéficos!
    Os blogues giros e interessantes que venho a conhecer desta forma, hã?
    Parabéns! Ler e tudo o que com esse verbo essencial se relacione é algo de muito especial para mim.
    ...só não percebi aquilo do rosa e das cores e assim...
    :)

    ResponderEliminar
  4. Cara Margarida,

    Seja muito bem-vinda! Ainda bem que gostou do blogue, ainda bem que se lembrou do Prémio! Também gostei muito do seu blogue, palavras e fotografias!

    A referência às cores deve-se a uma imprecisão de leitura minha: pensei que era suposto nomearmos Autoras, afinal era a sua explicação para as suas escolhas! Bom, também não quero pensar que os cavalheiros se recusam à brincadeira. Vamos ver se têm verve q.b. (hihihihi)!

    Um abraço e apareça sempre!

    ResponderEliminar
  5. caríssima Leitora, muito obrigado! ah, os prémios!... ah, as correntes!... já tinha falado deles e delas no FJ porque desistimos de continuar a sina. mas sabe bem recebê-los. sabe muito bem, aliás. também gostei do vídeo e do toque pessoa fotográfico, uma via que tens de explorar! ou, pelo menos, de expor mais por aqui - a malta gosta e agradece. e parabéns pelo prémio que recebeste. fico(amos) muito feliz(es) pelo prémio!!! hei de com certeza falar dele. BJS

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas palavras amáveis! Um abraço grande

    ResponderEliminar