sábado, 11 de fevereiro de 2012

"A veia no pulso (e o vidro que não corta)"


Mozart, Requiem


(O texto que segue estava guardado na gaveta das recordações; veio a lume por causa do título da entrada de hoje do blogue Ana Vidigal. Magnífico título. E por causa desse homem que tem povoado as páginas de Um jeito manso. Um homem sedutor, daqueles homens elegantes, confiantes e gentis que agradam às mulheres, sejam elas advogadas, sofisticadas esposas, economistas, tresmalhadas professoras, jovens médicas ou ___________ poetisas. 
Foi precisamente uma oficiante da palavra que confiou à leitora algumas páginas do diário de uma paixão, convertida em ausência e pranto.)



Cristal de Murano

Um excerto de diário confiado às amigas:

[...]

Héstia e Perséfone, duas deusas que dizem de mim. Onde o homem que as olhasse, as reconhecesse, as desabrochasse? Encontrei-o, na casa da fantasia. Tenho tanta pena de que não seja real! Quero tanto a sua existência que me é quase impossível acreditar que não me possa ser abraço, corpo, amante! É só ausência, falta. Bati à sua porta, disse-me que não; vim para casa com o seu retrato. Ainda o conservo nas mãos. Vejo-o nas paredes, no ar... As minhas mãos cresceram; são azuis e grossas as artérias...
Sufoco. O desejo estrangula-me. O sangue na garganta. Asfixia. Como socorrer-me? Enrolo-me na terra ensanguentada, contorço-me; guinchos, balidos, nenhuma palavra para cobrir a nudez...

Morrer pode ser real.


3 comentários:

  1. O que posso eu dizer, Leitora, perante um tão belo texto...?

    Fico até com vontade de materializar o meu CEO para o dar de presente à 'oficiante da palavras'. Quem sabe um dia?

    Parabéns pela ideia, bela beleza do texto.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou. Obrigada pelas palavras elogiosas.

    Bom domingo.

    O que significa a sigla CEO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CEO = Chief Executive Officer

      É a designação dada nas empresas ao presidente executivo.

      Nas empresas, há um Conselho de Administração (cujo presidente costuma ser designado por Chairman, que costuma ser uma pessoa já de alguma idade, respeitável, conciliadora, que faz a ponte entre a empresa e os accionistas). O Conselho de Administração é composto por membros não executivos e por membros executivos que, constituem, portanto, uma Comissão Executiva (CE) onde se encontram os que são executivos.

      Ou seja, nas empresas, a CE é de facto o órgão que manda em termos operacionais e o CEO é a pessoa que, de facto, manda.

      Eliminar