sábado, 6 de julho de 2013

Calor

Leituras de sábado
 
José Tolentino Mendonça no Expresso ("que coisa são as nuvens: o elogio da pequena história", Revista, 06/07/2013)
 
"A vida é sempre mais. Sobra sempre vida à história que contámos dela."
 
"Talvez um dia nos preocupemos definitivamente mais com a pessoa que com a estrutura, com a singularidade mais do que com a afiliação. Talvez um dia uma palavra, um rosto ou um destino quaisquer, eleitos assim ao acaso, sirvam para revelar tudo: para nomear o entusiasmo e a dor, o vislumbre e o combate, a razão e o enigma que existir significou e significa."
 
"Restam as marcas de que estivemos aqui, de que habitámos estações diferentes com a mesma mansidão ou o mesmo furor, de que tentámos sobreviver ao amor, ao desamparo e à morte com tudo o que tínhamos à mão, de que partilhámos, de que cremos e negámos coisas diferentes e até a mesma coisa, de que coexistimos nos nossos encontros e na nossa irredutível solidão. Restam de nós vestígios, monumentos de vário tipo, pegadas. Resta o pó e o silêncio dos ossos. Mas não só: de uma forma que não sabemos, o escasso lume que fomos perdura e serve a outros para continuar."
 
 
[A História destes dias registará a infâmia, mas a vida revela-se nas pequenas pedrinhas do quotidiano: a praia, as reuniões e partilhas familiares, o telefonema da amiga, este sol esplendoroso derramado sobre a terra, a pele...]

2 comentários:

  1. Olá Leitora,

    Também li essa crónica. Ando encantada com a escrita do Padre-Poeta.

    E gostei de ler a sua conclusão. É o que nos salva: as pequenas histórias de nós ou dos que estão perto de nós, porque a infâmia que nos cerca é uma coisa quase tumular.

    Bom fim de semana! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. :) (=sorriso contido).

    Também gosto muito de ler o que escreve este homem bom. Antes lia sempre crónicas de Clara Ferreira Alves, agora também não perco as de José Tolentino Mendonça. É um poeta e um sábio. Um homem bom num tempo sombrio, para usar uma expressão de Hannah Arendt.

    Tenha um bom domingo!

    Um beijinho

    ResponderEliminar